Alimentação na gestação

A gestação é uma fase que necessita de cuidados nutricionais especiais.

Não significa ter que comer por 2, mas sim comer com qualidade, sem excessos, seguindo orientações nutricionais, fracionando o volume em 6 a 7 refeições, consumindo todos os nutrientes necessários para o bebê em cada fase da gestação. Os nutrientes são diferentes para cada trimestre da gestação, sempre garantindo o perfeito crescimento do bebê.
Aumento de peso, escolhas certas dos alimentos, atividade física adequada são preocupações frequentes em mulheres que estão nesse período.
Em relação ao aumento de peso, a conduta vai depender das condições iniciais da gestação. Se o peso da mulher estiver adequado antes da gestação, o aumento de peso previsto para todo período deve ser entre 11 e 14kg de acordo com o Ministério da Saúde.
Alguns incômodos podem surgir durante a gestação:

Náuseas: Comum no primeiro trimestre de gravidez, principalmente pela manhã antes mesmo de levantar da cama. Pode evoluir para vômitos. Tende a melhorar no segundo trimestre.

Constipação: Resulta da redução da atividade física, da motilidade intestinal diminuída, além da pressão aumentada no útero sobre o trato gastrointestinal.

Azia: Também pode resultar da pressão aumentada do útero sobre o estômago.
    Procure sempre um nutricionista para saber das dicas de como evitar ou tratar os incômodos da sua gestação além de ter um acompanhamento nutricional adequado para cada fase de desenvolvimento do seu bebê!